Fale conosco

Instalação do Horus na Faculdade de Medicina – SP

A Faculdade de Medicina de SP, além de sua comunidade USP, pela sua localização, serve de “passagem” para centenas de pessoas por dia, que se dirigem, por exemplo, ao Hospital das Clínicas, além de outras unidades de saúde.

Conta também com cerca de 24.000 funcionários de fundação e 1.200 automóveis autorizados a estacionar em sua área.

Desta forma, com o objetivo de aprimorar o controle de acesso, a FMUSP no segundo semestre de 2018 iniciou o processo de instalação do Horus em suas dependências. E são:
18 Catracas; 6 Cancelas para automóveis, com totens para acesso por meio de cartões e antenas para acesso por meio de tags.

As 18 catracas estão espalhadas em vários pontos estratégicos de seus edifícios e as 6 cancelas são para controle de acesso dos veículos autorizados.

As cancelas da FMUSP estão com a configuração semelhante à entrada do Campus de Pirassununga, que usa o Horus há mais de 2 anos, com acesso por meio do cartão USP e de tags lidas por antenas suspensas.

A Faculdade de Medicina é hoje, a unidade com o maior número de equipamentos controlados pelo Horus. Para atendê-la, o CeTI-LQ teve como grande desafio, incluir uma funcionalidade de integrar a base do RH da Fundação da Medicina e Hospital das Clinicas para incluir os 24.000 funcionários, cuja base está em Oracle. Essa integração permite que um funcionário da fundação e do Hospital das Clinicas tenham acesso igual ao funcionário USP, usando o seu próprio cartão.

Outra nova funcionalidade no Horus foi a integração com a base de automóveis da FMUSP, cuja base está em MySQL. Atualmente são cerca de 1.200 veículos cadastrados.

Todas essas integrações por meio de Linkeds Servers permitem que funcionários da fundação da FM (não USP) e veículos sejam tratados da mesma forma on-line que as que ocorrem no ambiente USP. Por exemplo, quando um aluno USP é desligado, ele automaticamente perde o acesso ao Horus, um funcionário da fundação da Medicina também terá tratamento idêntico ao ser demitido. Em resumo, pode-se se dizer que o Horus trabalha com múltiplos Banco de Dados: Sybase, SQLServer, Oracle e MySQL. Se outras unidades tiverem Banco de Dados próprios em outras plataformas, com certeza, poderá ser integrada ao Horus.

Próximo passo será a instalação de leitores QR-Code nos equipamentos, para acesso via e-Card.

Seguem algumas fotos de alguns locais em que houve a instalação de equipamentos.

 

Catracas da entrada principal da FMUSP

Catracas de Entrada da FMUSP

Dentre as catracas há a PNE, para Portadores de Necessidades Especiais.

Catraca para Portadores de Necessidades Especiais (PNE)

Catracas comuns e PNE em áreas entre prédios da FMUSP.

Cancela de entrada da FMUSP (acesso por totem e antenas)