Centro de Tecnologia da Informação "Luiz de Queiroz" Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade de São Paulo

Histórico

Criação do CIAGRI

No dia 24 de setembro de 1984, o Diretor da ESALQ, Professor Dr. Joaquim José de Camargo Engler encaminha à CODAGE o Processo RUSP 32.977/83 contendo a alteração à proposta da nova estrutura funcional administrativa da Escola.
No dia 7 de novembro de 1984 o Magnífico Reitor, Professor Dr. Antonio Hélio Guerra Vieira autoriza, ad referendum do CTA, a nova estrutura organizacional da ESALQ que cria o Centro de Informática.
O novo Centro assume o status de Divisão Técnica, subordinado diretamente à Diretoria da ESALQ ocupada pelo Professor Dr. Joaquim José de Camargo Engler.
Em 18 de dezembro do mesmo ano, o Coordenador da Administração Geral da Universidade autoriza a criação de um novo posto de trabalho, o de Analista Coordenador, para dirigir o CIAGRI.

Início das atividades

No mês de fevereiro de 1985, a Diretoria da ESALQ envia à Reitoria um extenso documento intitulado “Solicitação de configurações de microcomputadores para suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e prestação de serviços à Comunidade da ESALQ”. Este documento descrevia as atividades de ensino e pesquisa da Instituição e fazia um diagnóstico da situação da informática da época. Para tal a ESALQ contou com a consultoria do Prof. James M. McGrann da Texas A&M University, consultor especializado no desenvolvimento de aplicações e usos de microcomputadores na Agricultura e que esteve no Campus em dezembro de 1984 para ministrar um curso aos docentes.

Transformação em unidade

Em 24 de novembro de 1997 o CIAGRI foi reestruturado através da Resolução 4510, pelo Reitor Prof. Dr. Jacques Marcovitch passando a chamar-se CIAGRI – Centro de Informática do Campus “Luiz de Queiroz” e se tornando uma nova unidade da Universidade de São Paulo.

A reestruturação

O Reitor da Universidade de São Paulo, Professor Dr. João Grandino Rodas, tendo em vista as manifestações da Comissão de Legislação e Recursos e da Comissão de Orçamento e Patrimônio, e considerando a importância de a Universidade de São Paulo integrar os seus processos de Tecnologia da Informação (TI), a fim de que as diretrizes estratégicas na área de TI estejam alinhadas baixa a Resolução USP-6.567, de 17 de junho de 2013, passando a se chamar DTI-LQ, Escritório Regional do Departamento de Tecnologia da Informação no Campus USP “Luiz de Queiroz”. Saiba mais…

O CeTI-LQ

E por fim em dezembro de 2014 o Reitor Professor Dr. Marco Antonio Zago baixa nova resolução, USP-7.025, de 3 de dezembro de 2014, alterando a denominação dos escritórios regionais do DTI, passando de “Escritório Regional do DTI no Campus USP ‘Luiz de Queiroz’ (DTI-LQ)” para “Centro de Tecnologia da Informação ‘Luiz de Queiroz’ (CeTI-LQ)”. Saiba mais…