Centro de Tecnologia da Informação "Luiz de Queiroz" Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade de São Paulo

InterNuvem

Cabe aos centros executar as atividades e estratégias definidas pela STI para a disponibilização de serviços para armazenamento e processamento de dados de alto desempenho em nuvens computacionais interconectadas (InterNuvem) de modo a atender as demandas administrativas e acadêmicas da Universidade de São Paulo.

Compete à Seção de InterNuvem do Centro de TI do Campus Luiz de Queiroz:

  • Administração dos equipamentos e serviços da InterNuvem alocados ao Campus Luiz de Queiroz, incluindo a infraestrutura do datacenter por eles utilizado.
  • Orientação e suporte aos usuários do Campus nas áreas de InterNuvem, virtualização, computação de alta performance (HPC), entre outras.
  • Gerenciamento do serviço de DNS oferecido ao Campus.
  • Gerenciamento do serviço de autenticação utilizado pelo portal USPNet Sem Fio, em equipamentos Pró-Aluno e em micros para usuários da DIBD.
  • Gerenciamento da distribuição de endereços IP (IPv4 e IPv6), incluindo serviço de DHCP para equipamentos cadastrados de usuários.
  • Gerenciamento do serviço de sincronização de hora (NTP) oferecido ao Campus.
  • Gerenciamento do serviço de e-mail do domínio @esalq.usp.br remanescente, incluindo serviço de envio de e-mail em massa utilizado para divulgação.
  • Gerenciamento de servidores e serviços de uso interno ao CeTI-LQ (infraestrutura de virtualização, armazenamento, autenticação, VPN, groupware, serviço de diretório, intranet, e-mail, domínio, etc).
  • Controle de Selos veiculares da Prefeitura do Campus.
  • Monitoramento e manutenção da configuração do software da URA (Unidade de Resposta Audível do Campus LQ).

 

Para maiores informações e formas de solicitação de serviços, consulte o menu Atendimento.