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Infraestrutura

Cabe aos centros executar as atividades e estratégias para administração técnica da USPnet definidas pela STI. Essa administração inclui o gerenciamento de toda a infraestrutura da rede de comunicação da USP composta por cabos ópticos, cabos metálicos, equipamentos eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos ou ópticos, por onde são encaminhados dados, vídeo e voz, permutados entre usuários e sistemas de informação.

A Seção de Infraestrutura do CeTI-LQ é responsável por gerenciar o backbone USPNet no campus de Piracicaba, apoiando sua implementação, manutenção e expansão, bem como oferecer acesso à sua infraestrutura, aos sistemas e serviços essenciais de telecomunicações (rede de dados e telefonia).

Principais atividades da Seção:

  • Projeto, gerenciamento e manutenção da infraestrutura de rede (cabos ópticos e telefônicos do backbone, salas de telecomunicações e distribuidores gerais)
  • Administração dos ativos de rede (roteadores de borda e switches de distribuição)
  • Monitoração de tráfego dos links de rede
  • Gerenciamento e controle de incidentes de segurança na rede USPnet a partir de notificações do CeTI-SP
  • Operação e programação das centrais telefônicas digitais do sistema HiPath (ramais DDR convencionais, VOIP e entroncamento IP)
  • Gerenciamento e manutenção da USPnet Sem Fio (gateways e pontos de acesso de uso comum em departamentos e seções)
  • Suporte às demais unidades do campus na forma de consultoria para elaboração de projetos de redes locais, redes ópticas e de telefonia
  • Suporte técnico ao usuário através de chamado técnico para problemas em ativos de rede local (switches de acesso);
  • Suporte técnico ao usuário através de chamado técnico para problemas em ramais telefônicos diretos
  • Administração dos equipamentos e serviços da InterNuvem alocados ao Campus Luiz de Queiroz, incluindo a infraestrutura do datacenter por eles utilizado.
  • Orientação e suporte aos usuários do Campus nas áreas de InterNuvem, virtualização, computação de alta performance (HPC), entre outras.
  • Gerenciamento do serviço de DNS oferecido ao Campus.
  • Gerenciamento do serviço de autenticação utilizado pelo portal USPNet Sem Fio, em equipamentos Pró-Aluno e em micros para usuários da DIBD.
  • Gerenciamento da distribuição de endereços IP (IPv4 e IPv6), incluindo serviço de DHCP para equipamentos cadastrados de usuários.
  • Gerenciamento do serviço de sincronização de hora (NTP) oferecido ao Campus.
  • Gerenciamento do serviço de e-mail do domínio @esalq.usp.br remanescente, incluindo serviço de envio de e-mail em massa utilizado para divulgação.
  • Gerenciamento de servidores e serviços de uso interno ao CeTI-LQ (infraestrutura de virtualização, armazenamento, autenticação, VPN, groupware, serviço de diretório, intranet, e-mail, domínio, etc).
  • Controle de Selos veiculares da Prefeitura do Campus.
  • Monitoramento e manutenção da configuração do software da URA (Unidade de Resposta Audível do Campus LQ).

Para maiores informações e formas de solicitação de serviços, consulte o menu Atendimento.